segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Encoraje o Seu Pastor

Encoraje o Seu Pastor 01/03/1999
por E. Glenn Wagner e Glen S. Martin

Os pregadores têm um trabalho penoso. Não é uma tarefa fácil vir com uma idéia fresca, uma palavra de sabedoria, uma história tocante, ou uma anedota engraçada TODA semana, e então, entregá-la com equilíbrio e perfeição para uma audiência sempre exigente e, freqüentemente, crítica. O homem, ou mulher, no púlpito precisam das nossas orações e do nosso apoio.
Maneiras de encorajar um pregador em seu ministério:
Ore pelo seu pastor todos os dias. Faça-o saber que você está orando por ele. Procure saber das necessidades especiais que ele possa ter.
Preste atenção ao sermão. Dê ao pregador toda a sua atenção, com olhares e gestos de aprovação. Os pregadores precisam saber que estão ‘conectados’ com a congregação.
Decida-se a aprender com seu pastor. Deixe que o sermão do domingo seja o início do seu estudo semanal. Pegue o que você ouviu e aplique-o às suas outras leituras, estudos e leitura bíblica.
Não traga diferentes pontos de vista logo ao final do culto – especialmente se você souber que ele irá pregar a mesma mensagem em outro culto. Guarde os seus comentários até o momento apropriado para discussão e depois de você mesmo tê-lo avaliado bem. Teste aquilo que ele/ela disse por meio das Escrituras e não pelas suas opiniões.
Pergunte a si mesmo: Como posso encorajar o meu pastor a cada domingo? O que eu posso começar a fazer, que ainda não tenha feito no passado para animá-lo. Eu estou apoiando o pastor e seu ministério – e mostro isto pelas coisas que eu digo e faço?
Se você tiver dúvidas a respeito do ensino do pastor, pesquise nas escrituras e estude-as cuidadosamente, com a mente aberta. Discuta a interpretação com seu pastor de maneira franca e sincera, e depois permita ao Espírito Santo guiá-lo e ensiná-lo na verdade. Esteja preparado para diferenças honestas de opinião acerca do significado de algumas passagens.
Encoraje o seu pastor a gastar tempo regularmente em oração e estudo. Certifique-se que o orçamento da sua igreja tem fundos reservados para a sua educação e aprimoramento, para a compra de livros e participação em seminários e congressos.
Deixe para ele um bilhete de vez em quando mencionando coisas que ele tenha dito ou feito que teve algum significado para você. Menções específicas de como as mensagens têm ministrado a você. Onde apropriado, mencione coisas acerca dos membros da sua família que você tenha notado que são positivas. (O bom comportamento dos filhos, esposa/marido que ajudaram alguém em necessidade, etc). Faça seus comentários sinceramente, sem bajulação.
Estimule grupos na sua igreja – especialmente aqueles dos quais você faz parte – a encorajar o pastor e a sua família. Converse com outros a respeito dos ensinos dos sermões. Promova conversas e ensino, baseados nos sermões, como uma parte regular das suas conversas na igreja.
Peça a Deus para mostrar-lhe maneiras inovadoras de de encorajar o seu pastor e sua família.

E. Glenn Wagner é o o autor de The Heart of a Godly Man e contribui para o best-seller Se Promessas de um Homem de Palavra. Ele é o pastor sênior da Igreja do Calvário em Charlotte, N.C. (E.U.A.), e serviu como vice-presidente de promoção ministerial para Promise Keepers. Dr. Wagner e sua esposa, Susan, têm um casal de filhos.

Glen S. Martin é pastor sênior da Igreja da Comunidade Batista em Manhattan Beach, Calif. (E.U.A.). É o autor de Beyond the Rat Race e The Issachar Factor. também é membro do corpo docente do Leadership Seminar de Promise Keepers. Dr. Martin e sua esposa, Nancy, têm três filhos.
Extraído de Your Pastor’s Heart: Serving the One Who Serves You by E. Glenn Wagner and Glen S. Martin, copyright (c) 1998. Used by permission by Moody Press, Chicago, Ill., 1-800-678-6928.
Tradução de Vinicios Torres da lista Live It!

3 comentários:

  1. Ola Pastor Reis!

    Estou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.

    Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.

    Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.

    Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.

    Espero que goste. Paz e Bem!

    Danilo

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho no blog.

    Já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir
  3. Shalom!

    Uma alegria conhecer seu blog.

    O Eterno resplandeça o rosto DELE sobre ti!

    Medite no Salmo 36.8,9

    Abraços, Pr Marcelo

    P.s >> Visite:

    http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o vídeo da mensagem:

    A manifestação da graça de Deus

    ResponderExcluir